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Subchefe de Serviço Social
São atividades relacionadas à socialização sobre o direito à indenização do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre – DPVAT e ao traçado do perfil das vítimas atendidas pelo serviço social do DETRAN/AL para apreender a realidade destes sujeitos e subsidiar intervenções socioeducativas voltadas para o espaço trânsito e preservação da vida.
💻 Saiba mais
É atribuição específica do/da assistente social a realização de abordagens individuais, familiares ou grupais de forma presencial, por telefone, por escrito/questionário e eletronicamente na perspectiva de socializar direitos objetivando a ampliação do acesso dos indivíduos e da coletividade aos direitos sociais.
Os dados pessoais e sociais da entrevista social só podem ser acessados pelas profissionais e acadêmicas de serviço social para preservação do sigilo do profissional.
Procedimento
Para o bom desempenho dessa atividade, segue abaixo o procedimento operacional padrão a ser adotado.
Quem faz?
- Subchefia de Serviço Social – SUBSS
Passo-a-passo
➡️ Atendimento
🔹 Agendar atendimento presencial
Esta atividade é executada pelo usuário (vítima ou familiar)
- Acesse o link https://www.detran.al.gov.br/educacao/agendamento-dpvat/
🔹 Realizar atendimento
Esta atividade é executada pela Subchefia de Serviço Social
Presencial
- Recepcione o usuário
- Encaminhe para sala de atendimento social
- Realize atendimento social (escuta sensível e realização de entrevista social)
- Socialize informações sobre o seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre – DPVAT
- Socialize informações sobre outros direitos dos cidadãos correlatos
- Realize encaminhamentos para acessar documentos
- Disponibilize orientações por escrito
- Disponibilize material gráfico informativo
- Socialize orientações sobre educação para o trânsito
- Disponibilize lista com os pontos credenciados para abertura do processo de pedido de indenização
- Recolha assinatura do usuário atestando a ciência das orientações fornecidas
- Registre o atendimento em livro
- Disponibilize o serviço para complementariedade de informações
Por telefone
- Atenda a ligação do usuário para telefone institucional
- Realize atendimento social (escuta sensível)
- Registre o atendimento em formulário específico
- Socialize informações sobre o seguro DPVAT
- Socialize informações sobre outros direitos dos cidadãos
- Realize encaminhamentos para acessar documentos
- Socialize orientações sobre educação para o trânsito
- Socialize os pontos credenciados para abertura do processo de pedido de indenização
- Disponibilize os canais de comunicação da entidade gestora e operacionalizadora do seguro
- Registre o atendimento em livro
- Disponibilize o serviço para complementariedade de informações
Por e-mail
- Verifique o e-mail institucional diariamente
- Realize a leitura do caso relatado pelo usuário
- Socialize informações sobre o seguro DPVAT
- Socialize informações sobre outros direitos dos cidadãos
- Realize encaminhamentos para acessar documentos
- Socialize orientações sobre educação para o trânsito
- Socialize os pontos credenciados para abertura do processo de pedido de indenização
- Disponibilize os canais de comunicação da entidade gestora e operacionalizadora do seguro
- Registre o atendimento em livro
- Disponibilize o serviço para complementariedade de informações
Promova ações nas comunidades com o intuito de divulgar informações sobre seguro DPVAT, outros direitos dos cidadãos e orientações sobre educação para o trânsito.Melhores práticas
➡️ Traçar perfil
Esta atividade é executada pela Subchefia de Serviço Social.
- Acesse o sistema e-social eletrônico para captura dos dados e gráficos
- Realize a análise dos dados socioeconômicos e de trânsito apreendidos
- Elabore relatório do perfil das vítimas de acidentes de trânsito
- Proponha intervenções na área de trânsito e afins com vistas à promoção de espaços seguros para transitar e a minimização dos impactos dos acidentes na vida das pessoas
- Disponibilize o resultado do perfil para a chefia de segurança no trânsito visando a inserção dos dados junto as demais estatísticas no site http://indicadores.detran.al.gov.br/estudos-e-publicacoes/
- Socialize os resultados intra e intersetorialmente
Informações ou condições necessárias
- O usuário deve ser vítima, familiar ou representante legal da vítima, bem como:
- Conhecer a dinâmica do acidente; e
- Conhecer a realidade social da vítima.
- Computador com acesso à internet
- Telefone institucional
- Sala de atendimento refrigerada e que resguarde o sigilo profissional
- Sistema específico para armazenamento das informações apreendidas
Documentos ou formulários necessários
- Cartilha seguro DPVAT
- Formulário de registro social de contato telefônico
- Formulário de registro social de contato por e-mail
Para acessar o modelo dos documentos ou formulários SEI é necessário se conectar ao sistema SEI.Atenção
Quanto aos demais documentos ou formulários, é necessário estar conectado a rede do estado.
Serviços relacionados
Conteúdo relacionado
Inovação
- Projeto Entrevista Social (2016)
- 4º lugar no concurso Ações inovadora promovido pelo Governo do Estado
- INOVA Orientação às vítimas de sinistros de trânsito (2014)
- INOVA Elaboração do perfil das vítimas de acidentes de trânsito usuárias do Serviço Social do DETRAN/AL (2014)
Textos e publicações
- BRAYNER, Adriely; STELLA, Thayná. Projeto de Intervenção: Caminho aberto ao DPVAT. Maceió, 2014.
- BRAYNER, Adriely; STELLA, Thayná. A atuação do Serviço Social na garantia do acesso ao seguro DPVAT em Maceió. Trabalho de conclusão de curso apresentado a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas em junho de 2016.
- CAVALCANTE. Jussy; MENDES. Raquel; PEIXOTO. Audijane. A atuação do Serviço Social no Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas: O Desafio da Consolidação de Direitos. Maceió, 2006.
- DETRAN/AL. Cartilha Seguro DPVAT. Maceió, 2023.
- DETRAN/AL. Detran Alagoas orienta como solicitar a indenização DPVAT. 2023
- DETRAN/AL. Acompanhamento sistemático do perfil das vítimas de acidentes de trânsito usuárias do serviço social do DETRAN Alagoas. 2018
- DETRAN/AL. Acompanhamento sistemático do perfil das vítimas de acidentes de trânsito usuárias do serviço social do DETRAN Alagoas. 2020
- DETRAN/AL. Acompanhamento sistemático do perfil das vítimas de acidentes de trânsito usuárias do serviço social do DETRAN Alagoas. 2021
💻 Você sabia?
O DETRAN do Amazonas se inspirou no nosso serviço e implantou um núcleo de atendimento às vítimas de trânsito. Clique para saber mais https://www.detran.am.gov.br/navat/
Vídeos
Trilha de aprendizagem
Conformidade
Base legal
- Lei Federal n.º 6.194, de 19 de dezembro de 1974, que dispõe sobre Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não.
- Lei Federal n.º 8.662, de 7 de junho de 1993, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências
- Lei Federal n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro
- Decreto Estadual n.º 60.041, de 31 de julho de 2018, que dispõe sobre o regimento interno do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas – DETRAN/AL
- Resolução CFESS n.º 273, de 13 de março de 1993, que institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências
- Resolução CFESS n.º 556, de 15 de setembro de 2009, que dispõe sobre procedimentos para efeito da lacração do material técnico e material técnico-sigiloso do Serviço Social
Gestão documental
- Portaria n.º 1.396, de 18 de agosto de 2014, que aprova o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade do DETRAN/AL
- Alterada pela Portaria n.º 1084/2021
- Portaria n.º 47, de 14 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal.
- Orientação do Gabinete Civil: e-SIC 975/2023
Código | Descrição | Fase corrente | Fase intermediária | Destinação final |
---|---|---|---|---|
– | – | – | – | – |
Inventário de dados pessoais
O Inventário de Dados Pessoais – IDP consiste no registro das operações de tratamento dos dados pessoais realizados pela instituição (Art. 37 da Lei 13.709/2018 – LGPD)
Agentes de tratamento e encarregado
Requisito | Descrição |
---|---|
Controlador | DETRAN/AL |
Operador | Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas – ITEC/AL (RIPD) |
Encarregado | Saiba mais |
Natureza do tratamento
- Os dados são coletados diretamente do titular de dados (agendamento e atendimento) e/ou representante legal (agendamento);
- Os dados são processados para fins de agendamento, atendimento social e traçado do perfil estatístico;
- Os dados são armazenados em bases de dados do sistema e-Social, mantidas no ITEC;
- Os dados não são compartilhados. Há compartilhamento do relatório analítico geral com dados pessoais anonimizados para fins estatísticos.
- Os dados não são eliminados.
Escopo
Requisito | Descrição |
---|---|
Dados pessoais tratados | Informações de identificação pessoal: nome da vítima, nome do representante legal, endereço residencial, telefone Informações de identificação atribuídas por instituições governamentais: CPF, carteira de identidade, registro de profissão Recursos financeiros: renda individual, renda familiar Característica pessoais: sexo, data de nascimento, naturalidade, estado civil Denúncias, incidentes ou acidentes: data do acidente, município do acidente, endereço do acidente Composição familiar: ascendentes, descendentes, colaterais Associações: participação em associação ou grupo em sua comunidade Educação e treinamento: grau de escolaridade Profissão e emprego: atividade, situação ocupacional Dados sensíveis: participação em associações ou grupos sindicais, participação em associações ou grupos de caráter religioso, dados referentes à saúde |
Quantidade de dados pessoais | 23 |
Quantidade de dados pessoais sensíveis | 3 |
Frequência | 8h às 14h em dias úteis. |
Abrangência | Estadual |
Categoria do titular | Vítimas de acidentes de trânsito Familiares de vítimas de acidentes de trânsito Podem ser tratados dados pessoais de crianças e adolescentes |
Compartilhamento | Não há compartilhamento de dados pessoais |
Finalidade | Para agendar e realizar atendimento social às vítimas de acidentes de trânsito, bem como traçar perfil estatístico |
Resultados pretendidos para o titular de dados | Vítimas de acidentes de trânsito socioassistidas |
Benefícios esperados para o órgão, entidade ou para a sociedade | Realização de estudo sobre os diversos aspectos dos sinistros de trânsito com garantia de anonimização dos dados pessoais |
Necessidade e proporcionalidade
Requisito | Descrição |
---|---|
Hipótese legal | Execução de políticas públicas (Art. 7º, III da LGPD) Tutela da saúde (Art. 7º, VIII da LGPD) |
Qualidade e minimização | Por se tratar de atendimento social, faz-se necessário a coleta de dados que vão além da identificação pessoal, a exemplo de dados socio-econômicos |
Transferência internacional | Não há |
Identificação e avaliação de riscos
Risco identificado | Medida adotada |
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R01 Acesso não autorizado | Controle de acesso lógico Controles de segurança em redes, proteção física e do ambiente Cópia de segurança Controles criptográficos Desenvolvimento seguro |
R12 Vinculação/associação indevida, direta ou indireta, dos dados pessoais ao titular | Compliance com a Privacidade Responsabilização |
Histórico de versões
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Não são registradas atualizações de design, funcionalidade, conteúdo relacionado ou trilha de aprendizagem.
Data | Versão | Descrição | Autor |
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13/10/2023 | 1.0 | Criação do documento | Comissão LGPD e responsável pelo processo de negócio |