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Atendimento às vítimas de acidentes de trânsito

8 minutos de leitura

Publicado em:

13/10/23 08h50

Atualizado em:

13/10/23 08h51

Responsável pelo processo de negócio:

Subchefe de Serviço Social


São atividades relacionadas à socialização sobre o direito à indenização do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre – DPVAT e ao traçado do perfil das vítimas atendidas pelo serviço social do DETRAN/AL para apreender a realidade destes sujeitos e subsidiar intervenções socioeducativas voltadas para o espaço trânsito e preservação da vida.

💻 Saiba mais

É atribuição específica do/da assistente social a realização de abordagens individuais, familiares ou grupais de forma presencial, por telefone, por escrito/questionário e eletronicamente na perspectiva de socializar direitos objetivando a ampliação do acesso dos indivíduos e da coletividade aos direitos sociais.

Os dados pessoais e sociais da entrevista social só podem ser acessados pelas profissionais e acadêmicas de serviço social para preservação do sigilo do profissional.

Procedimento

Para o bom desempenho dessa atividade, segue abaixo o procedimento operacional padrão a ser adotado.

Quem faz?

  1. Subchefia de Serviço Social – SUBSS

Passo-a-passo

➡️ Atendimento

🔹 Agendar atendimento presencial

Esta atividade é executada pelo usuário (vítima ou familiar)

  1. Acesse o link https://www.detran.al.gov.br/educacao/agendamento-dpvat/
🔹 Realizar atendimento

Esta atividade é executada pela Subchefia de Serviço Social

Presencial
  1. Recepcione o usuário
  2. Encaminhe para sala de atendimento social
  3. Realize atendimento social (escuta sensível e realização de entrevista social)
  4. Socialize informações sobre o seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre – DPVAT
    • https://www.caixa.gov.br/SERVICOS/DPVAT/PAGINAS/DEFAULT.ASPX
    • https://www.seguradoralider.com.br/Seguro-Dpvat/Como-Pedir-Indenizacao
  5. Socialize informações sobre outros direitos dos cidadãos correlatos
  6. Realize encaminhamentos para acessar documentos
  7. Disponibilize orientações por escrito
  8. Disponibilize material gráfico informativo
  9. Socialize orientações sobre educação para o trânsito
  10. Disponibilize lista com os pontos credenciados para abertura do processo de pedido de indenização
  11. Recolha assinatura do usuário atestando a ciência das orientações fornecidas
  12. Registre o atendimento em livro
  13. Disponibilize o serviço para complementariedade de informações
Por telefone
  1. Atenda a ligação do usuário para telefone institucional
  2. Realize atendimento social (escuta sensível)
  3. Registre o atendimento em formulário específico
  4. Socialize informações sobre o seguro DPVAT
    • https://www.caixa.gov.br/SERVICOS/DPVAT/PAGINAS/DEFAULT.ASPX
    • https://www.seguradoralider.com.br/Seguro-Dpvat/Como-Pedir-Indenizacao
  5. Socialize informações sobre outros direitos dos cidadãos
  6. Realize encaminhamentos para acessar documentos
  7. Socialize orientações sobre educação para o trânsito
  8. Socialize os pontos credenciados para abertura do processo de pedido de indenização
  9. Disponibilize os canais de comunicação da entidade gestora e operacionalizadora do seguro
  10. Registre o atendimento em livro
  11. Disponibilize o serviço para complementariedade de informações
Por e-mail
  1. Verifique o e-mail institucional diariamente
  2. Realize a leitura do caso relatado pelo usuário
  3. Socialize informações sobre o seguro DPVAT
    • https://www.caixa.gov.br/SERVICOS/DPVAT/PAGINAS/DEFAULT.ASPX
    • https://www.seguradoralider.com.br/Seguro-Dpvat/Como-Pedir-Indenizacao
  4. Socialize informações sobre outros direitos dos cidadãos
  5. Realize encaminhamentos para acessar documentos
  6. Socialize orientações sobre educação para o trânsito
  7. Socialize os pontos credenciados para abertura do processo de pedido de indenização
  8. Disponibilize os canais de comunicação da entidade gestora e operacionalizadora do seguro
  9. Registre o atendimento em livro
  10. Disponibilize o serviço para complementariedade de informações

Melhores práticas

Promova ações nas comunidades com o intuito de divulgar informações sobre seguro DPVAT, outros direitos dos cidadãos e orientações sobre educação para o trânsito.

➡️ Traçar perfil

Esta atividade é executada pela Subchefia de Serviço Social.

  1. Acesse o sistema e-social eletrônico para captura dos dados e gráficos
  2. Realize a análise dos dados socioeconômicos e de trânsito apreendidos
  3. Elabore relatório do perfil das vítimas de acidentes de trânsito
  4. Proponha intervenções na área de trânsito e afins com vistas à promoção de espaços seguros para transitar e a minimização dos impactos dos acidentes na vida das pessoas
  5. Disponibilize o resultado do perfil para a chefia de segurança no trânsito visando a inserção dos dados junto as demais estatísticas no site http://indicadores.detran.al.gov.br/estudos-e-publicacoes/
  6. Socialize os resultados intra e intersetorialmente

Informações ou condições necessárias

  1. O usuário deve ser vítima, familiar ou representante legal da vítima, bem como:
    • Conhecer a dinâmica do acidente; e
    • Conhecer a realidade social da vítima.
  2. Computador com acesso à internet
  3. Telefone institucional
  4. Sala de atendimento refrigerada e que resguarde o sigilo profissional
  5. Sistema específico para armazenamento das informações apreendidas

Documentos ou formulários necessários

  1. Cartilha seguro DPVAT
  2. Formulário de registro social de contato telefônico
  3. Formulário de registro social de contato por e-mail
Os modelos de documentos no SEI só podem ser acessados com login no sistema. Já os demais modelos, como formulários internos, só abrem em computadores conectados à rede do Estado (no trabalho ou via VPN).

Serviços relacionados

  1. DETRAN Atendimento às vítimas de acidentes de trânsito

Conteúdo relacionado

Inovação

  • Projeto Entrevista Social (2016)
    • 4º lugar no concurso Ações inovadora promovido pelo Governo do Estado
  • INOVA Orientação às vítimas de sinistros de trânsito (2014)
  • INOVA Elaboração do perfil das vítimas de acidentes de trânsito usuárias do Serviço Social do DETRAN/AL (2014)

Textos e publicações

  1. BRAYNER, Adriely; STELLA, Thayná. Projeto de Intervenção: Caminho aberto ao DPVAT. Maceió, 2014.
  2. BRAYNER, Adriely; STELLA, Thayná. A atuação do Serviço Social na garantia do acesso ao seguro DPVAT em Maceió. Trabalho de conclusão de curso apresentado a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas em junho de 2016.
  3. CAVALCANTE. Jussy; MENDES. Raquel; PEIXOTO. Audijane. A atuação do Serviço Social no Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas: O Desafio da Consolidação de Direitos. Maceió, 2006.
  4. DETRAN/AL. Cartilha Seguro DPVAT. Maceió, 2023.
  5. DETRAN/AL. Detran Alagoas orienta como solicitar a indenização DPVAT. 2023
  6. DETRAN/AL. Acompanhamento sistemático do perfil das vítimas de acidentes de trânsito usuárias do serviço social do DETRAN Alagoas. 2018
  7. DETRAN/AL. Acompanhamento sistemático do perfil das vítimas de acidentes de trânsito usuárias do serviço social do DETRAN Alagoas. 2020
  8. DETRAN/AL. Acompanhamento sistemático do perfil das vítimas de acidentes de trânsito usuárias do serviço social do DETRAN Alagoas. 2021
💻 Você sabia?

O DETRAN do Amazonas se inspirou no nosso serviço e implantou um núcleo de atendimento às vítimas de trânsito. Clique para saber mais https://www.detran.am.gov.br/navat/

Vídeos

Seguro DPVAT agora é na caixa.

Trilha de aprendizagem

Controle Social
Saiba mais
Atendimento ao cidadão
Saiba mais
Primeiros passos para uso de Linguagem Simples
Saiba mais

Conformidade

Base legal

  • Lei Federal n.º 6.194, de 19 de dezembro de 1974, que dispõe sobre Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não.
  • Lei Federal n.º 8.662, de 7 de junho de 1993, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências
  • Lei Federal n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro
  • Decreto Estadual n.º 60.041, de 31 de julho de 2018, que dispõe sobre o regimento interno do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas – DETRAN/AL
  • Resolução CFESS n.º 273, de 13 de março de 1993, que institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências
  • Resolução CFESS n.º 556, de 15 de setembro de 2009, que dispõe sobre procedimentos para efeito da lacração do material técnico e material técnico-sigiloso do Serviço Social

Gestão documental

  • Portaria DETRAN n.º 1.396, de 18 de agosto de 2014, que aprova o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade do DETRAN/AL
    • Alterada pela Portaria n.º 1084/2021
  • Portaria AN/MGI nº 174, de 23 de setembro de 2024, que dispõe sobre o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal.
    • Orientação do Gabinete Civil: e-SIC 975/2023
CódigoDescriçãoFase correnteFase intermediáriaDestinação final
–––––
O conteúdo desta tabela não substitui o publicado na versão certificada.

Inventário de dados pessoais

O Inventário de Dados Pessoais – IDP consiste no registro das operações de tratamento dos dados pessoais realizados pela instituição (Art. 37 da Lei 13.709/2018 – LGPD)

Agentes de tratamento e encarregado

RequisitoDescrição
ControladorDETRAN/AL
OperadorInstituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas – ITEC/AL (RIPD)
EncarregadoSaiba mais
Legenda: RIPD – Relatório de Impacto à Proteção de Dados.

Natureza do tratamento

  1. Os dados são coletados diretamente do titular de dados (agendamento e atendimento) e/ou representante legal (agendamento);
  2. Os dados são processados para fins de agendamento, atendimento social e traçado do perfil estatístico;
  3. Os dados são armazenados em bases de dados do sistema e-Social, mantidas no ITEC;
  4. Os dados não são compartilhados. Há compartilhamento do relatório analítico geral com dados pessoais anonimizados para fins estatísticos.
  5. Os dados não são eliminados.

Escopo

RequisitoDescrição
Dados pessoais tratadosInformações de identificação pessoal: nome da vítima, nome do representante legal, endereço residencial, telefone
Informações de identificação atribuídas por instituições governamentais: CPF, carteira de identidade, registro de profissão
Recursos financeiros: renda individual, renda familiar
Característica pessoais: sexo, data de nascimento, naturalidade, estado civil
Denúncias, incidentes ou acidentes: data do acidente, município do acidente, endereço do acidente
Composição familiar: ascendentes, descendentes, colaterais
Associações: participação em associação ou grupo em sua comunidade
Educação e treinamento: grau de escolaridade
Profissão e emprego: atividade, situação ocupacional
Dados sensíveis: participação em associações ou grupos sindicais, participação em associações ou grupos de caráter religioso, dados referentes à saúde
Quantidade de dados pessoais23
Quantidade de dados pessoais sensíveis3
Frequência8h às 14h em dias úteis.
AbrangênciaEstadual
Categoria do titularVítimas de acidentes de trânsito
Familiares de vítimas de acidentes de trânsito
Podem ser tratados dados pessoais de crianças e adolescentes
CompartilhamentoNão há compartilhamento de dados pessoais
FinalidadePara agendar e realizar atendimento social às vítimas de acidentes de trânsito, bem como traçar perfil estatístico
Resultados pretendidos para o titular de dadosVítimas de acidentes de trânsito socioassistidas
Benefícios esperados para o órgão, entidade ou para a sociedadeRealização de estudo sobre os diversos aspectos dos sinistros de trânsito com garantia de anonimização dos dados pessoais

Necessidade e proporcionalidade

RequisitoDescrição
Hipótese legalExecução de políticas públicas (Art. 7º, III da LGPD)
Tutela da saúde (Art. 7º, VIII da LGPD)
Qualidade e minimizaçãoPor se tratar de atendimento social, faz-se necessário a coleta de dados que vão além da identificação pessoal, a exemplo de dados socio-econômicos
Transferência internacionalNão há

Identificação e avaliação de riscos

Risco identificadoMedida adotada
R01 Acesso não autorizadoControle de acesso lógico
Controles de segurança em redes, proteção física e do ambiente
Cópia de segurança
Controles criptográficos
Desenvolvimento seguro
R12 Vinculação/associação indevida, direta ou indireta, dos dados pessoais ao titularCompliance com a Privacidade
Responsabilização

Histórico de versões

Neste espaço são registradas alterações relevantes no conteúdo do documento, decorrentes de mudanças nos procedimentos ou ajustes necessários para fins de conformidade.

Atualizações relacionadas a design, funcionalidades ou à sessão “Conteúdo relacionado” não são registradas aqui.

DataVersãoDescriçãoAutor
13/10/20231.0Criação do documentoComissão LGPD e responsável pelo processo de negócio
Subchefia de Serviço Social
Sumário
  • Procedimento
    • Quem faz?
    • Passo-a-passo
      • ➡️ Atendimento
        • 🔹 Agendar atendimento presencial
        • 🔹 Realizar atendimento
      • ➡️ Traçar perfil
    • Informações ou condições necessárias
    • Documentos ou formulários necessários
    • Serviços relacionados
  • Conteúdo relacionado
    • Inovação
    • Textos e publicações
    • Vídeos
  • Trilha de aprendizagem
  • Conformidade
    • Base legal
    • Gestão documental
    • Inventário de dados pessoais
      • Agentes de tratamento e encarregado
      • Natureza do tratamento
      • Escopo
      • Necessidade e proporcionalidade
      • Identificação e avaliação de riscos
  • Histórico de versões

Av. Menino Marcelo, 99
Cidade Universitária, 57073-470
Maceió - Alagoas
Call Center: (82) 3512-4140 (6:00 às 18:00) de Segunda a Sexta.

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