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Gestão de projetos

8 minutos de leitura

Publicado em:

19/09/23 17h59

Atualizado em:

20/06/25 15h23

Responsável pelo processo de negócio:

Assessor de Governança e Transparência


São as atividades de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento dos projetos do DETRAN/AL.

Etapas do procedimento

👥 Quem participa?

  • Gerente do projeto, lotado em qualquer setor do DETRAN/AL
  • Gabinete do Diretor Presidente – GABDP
  • Assessoria de Governança e Transparência – ASSGT

O gerente de projeto é o servidor público ou comissionado, lotado em qualquer setor do DETRAN/AL, detentor da ideia e/ou designado pela chefia imediata.
Ele é responsável por planejar, executar e monitorar o projeto, com o apoio da equipe do projeto, documentando todo o seu andamento desde a iniciação até o encerramento.
É responsável também pela comunicação e integração da equipe, pela gestão dos riscos e pela verificação da qualidade na entrega dos requisitos do produto.

💻 Como fazer?

🔹 Criar ou reelaborar termo de abertura do projeto (TAP)

Responsável: Gerente do Projeto com a equipe do projeto

Esta é a atividade mais importante do projeto, pois envolve estudo e integração das partes interessadas.
Para elaborar um Termo de Abertura do Projeto mais efetivo, conduza sessões de planejamento mais curtas, aproveitando o pico de desempenho da equipe.
Estimule um ambiente positivo e acolhedor. No início, peça para que todos da equipe se apresentem e resumam sua trajetória e/ou indiquem porque estão ali. Convencione como serão resolvidos conflitos e dúvidas ao longo do processo.
Dê autonomia as partes interessadas para participarem do plano de maneira ativa, desarmando a postura defensiva característica de quem se sente ameaçado.
Explore melhor o pensamento visual, um dos mais poderosos e evoluídos no cérebro humano.
Responda às questões do projeto sequencialmente, na ordem correta, evitando sobrecarregar a memória de trabalho.
(Fonte: Finocchio, 2013)

Iniciar processo no SEI (realizado uma única vez)

  1. Acesse o link https://sei.al.gov.br/
  2. Efetue login no sistema
  3. No menu lateral esquerdo, clique em Iniciar processo
  4. Escolha o tipo do processo SEI Processos: Gestão de projetos (planejamento e execução)
  5. Preencha os campos
    • Especificação: informe o nome do projeto
      • Com 3 a 4 palavras
      • Resume a essência do projeto, assim como um Pitch
    • Classificação por assunto: 019.11 – Gestão de projetos
    • Interessados: informe o principal setor responsável por executar o projeto
      • Dê preferência para que o gerente do projeto esteja lotado no setor responsável
    • Nível de acesso: público
    • Os demais são opcionais
  6. Clique em Salvar

Criar ou reelaborar o Termo de Abertura do Projeto

  1. No menu superior, clique em Incluir documento
    • Escolha o tipo do documento SEI Termo de abertura do projeto (TAP)
    • Preencha os campos:
      • Texto inicial > Documento modelo: 🚩 digite 20992470
    • Clique em Confirmar dados
  2. Preencha todos os campos do documento
  3. Clique em Salvar
  4. Clique em Assinar
  5. Assine eletronicamente o documento SEI
  6. Disponibilize em bloco de assinatura para os demais integrantes da equipe assinarem
  7. Poderão ser anexados ainda Documentos SEI Registro de reunião e referências
  8. No menu superior, clique em Enviar processo
  9. Preencha os campos
    • Unidades: GABDP DETRAN
  10. Clique em Enviar

🔹 Aprovar termo de abertura do projeto (TAP)

Responsável: Gabinete do Diretor Presidente

  1. Recepcione o processo SEI
  2. Elabore e assine documento SEI Despacho, autorizando ou não a abertura do projeto
  3. Envie o processo SEI à ASSGT DETRAN

🔹 Registrar abertura do projeto

Responsável: Assessoria de Governança e Transparência

  1. Recepcione o processo SEI
    • Localize o Despacho de autorização do Gabinete do Diretor-Presidente
    • Localize o Termo de Abertura do Projeto (TAP)
  2. Acesse o link do Café de ideias
  3. Efetue login no sistema
  4. No menu superior, clique em + Nova ideia
  5. Preencha os campos conforme documento Termo de Abertura do Projeto (TAP)
  6. Localize novamente o processo SEI
  7. Elabore documento SEI Relatório de desempenho do projeto:
    • Preencha todos os campos do documento conforme linha de base
    • Clique em Adicionar marca d’água MINUTA/MODELO (necessária extensão SEI Pro previamente instalada)
    • Assine eletronicamente o documento
  8. Elabore e assine documento SEI Despacho, conforme modelo do texto padrão:
    • Texto inicial > Texto padrão: [GOVERNANÇA] Despacho novos projetos
  9. Envie o processo SEI ao setor de lotação do gerente do projeto

🔹 Registrar evidências

Responsável: Gerente do Projeto com a equipe do projeto

  1. Recepcione o processo SEI
  2. Anexe os documentos que evidenciam a execução da atividade:
    • Registro de Reunião: para reunião (saiba mais)
    • Externo: para registro fotográfico (pdf), prints de telas (software) (pdf ou imagem), relatório (pdf), e-mail (pdf), etc.
    • E-mail: para e-mail enviado diretamente pelo SEI

🔹 Preencher relatório desempenho do projeto

Responsável: Gerente do Projeto com a equipe do projeto

  1. Recepcione o processo SEI
  2. Elabore e assine documento SEI Relatório de Desempenho do Projeto:
    • Texto inicial > Documento modelo: digite o número do último relatório
    • Preencha os dados Término realizado, Percentual executado e Evidências ou justificativa
    • Preencha pontos de atenção, caso haja
  3. Disponibilize em bloco de assinatura para a ASSGT DETRAN assinar

Revisão pós-ação é uma técnica para avaliar e captar lições aprendidas após a conclusão de um projeto.
Ajuda os membros da equipe de um projeto a identificar o que aconteceu, por que aconteceu e como manter os pontos fortes e superar os pontos fracos.
É uma discussão entre os principais membros do projeto, podendo ocorrer ao término das etapas ao longo da implementação do projeto e ao final do projeto, na elaboração do Termo de Encerramento do Projeto.
Não é uma sessão para críticas ou reclamações, pois seu objetivo é maximizar o aprendizado ao oferecer uma oportunidade para que líderes e membros conversem sinceramente sobre o projeto.

🔹 Atualizar desempenho do projeto

Responsável: Assessoria de Governança e Transparência

  1. Localize o processo SEI disponibilizado em bloco de assinatura
  2. Localize o Relatório de Desempenho do Projeto
  3. Acesse o link do Café de ideias
  4. Efetue login no sistema
  5. Preencha os campos nas colunas Término realizado e Status, conforme documento SEI Relatório de desempenho do projeto preenchido
  6. Localize novamente o processo SEI
  7. Localize o Relatório de Desempenho do Projeto
  8. Assine o Relatório de Desempenho do Projeto em bloco de assinatura
  9. Retorne o bloco

🔹 Elaborar termo de encerramento do projeto (TEP)

Responsável: Gerente do Projeto com a equipe do projeto

Para elaborar um Termo de Encerramento do Projeto mais efetivo, conduza sessões de planejamento semelhante as conduzidas na elaboração do Termo de Abertura do Projeto com as partes interessadas.
O registro das lições aprendidas no Termo de Encerramento do Projeto facilita a recuperação de projetos já feitos, inclusive acelerando a etapa de planejamento de novos projetos.

  1. Recepcione o processo SEI
  2. Elabore e assine documento SEI Termo de encerramento do projeto
  3. Disponibilize em bloco de assinatura para os demais integrantes da equipe assinarem
  4. Envie o processo SEI à GABDP DETRAN

🔹 Aprovar termo de encerramento do projeto (TEP)

Responsponsável: Gabinete do Diretor Presidente

  1. Recepcione o processo SEI
  2. Elabore e assine documento SEI Despacho, autorizando ou não o encerramento do projeto
  3. Envie o processo SEI à ASSGT DETRAN

🔹 Registrar encerramento do projeto

Responsável: Assessoria de Governança e Transparência

  1. Recepcione o processo SEI
  2. Localize o Termo de Encerramento do Projeto (TEP)
  3. Localize o Despacho de autorização do Gabinete do Diretor-Presidente
  4. Acesse o link do Café de ideias
  5. Efetue login no sistema
  6. Caso necessário, atualize o desempenho do projeto:
    • Preencha os campos nas colunas Prazo e Status, conforme documento SEI Relatório de desempenho do projeto preenchido
    • Garanta que o projeto esteja 100% no campo Conclusão e Concluído no campo Status
  7. Localize novamente o processo SEI
  8. Elabore e assine documento SEI Termo de encerramento do processo
  9. No menu superior, clique em Concluir processo

📌 Requisitos básicos

  • O projeto deve estar alinhado com os objetivos estratégicos previamente estabelecidos pelo órgão
  • Sistema SEI
  • Sistema Notion

📂 Documentos necessários

  1. Na abertura do processo SEI
    • Documento SEI Termo de abertura do projeto (TAP)
    • Documento SEI Registro de reunião (opcional)
    • Outras referências (opcional)
  2. No decorrer do processo SEI
    • Documento SEI Registro de reunião
    • Documento SEI Relatório de desempenho do projeto
    • Documento SEI Termo de encerramento do projeto (TEP)
    • Documento SEI Termo de encerramento do processo
    • Evidências
Os modelos de documentos no SEI só podem ser acessados com login no sistema. Já os demais modelos, como formulários internos, só abrem em computadores conectados à rede do Estado (no trabalho ou via VPN).

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  • RIES, Eric. A startup enxuta: como empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: LeYa, 2012.
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⚖️ Base legal

  • Decreto n.º 60.041, de 31 de julho de 2018, que dispõe sobre o regimento interno do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas – DETRAN/AL.

📚 Gestão documental

  • Portaria DETRAN n.º 1.396, de 18 de agosto de 2014, que aprova o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade do DETRAN/AL
    • Alterada pela Portaria n.º 1084/2021
  • Portaria AN/MGI nº 174, de 23 de setembro de 2024, que dispõe sobre o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal.
    • Orientação do Gabinete Civil: e-SIC 975/2023
CódigoDescriçãoFase correnteFase intermediáriaDestinação final
015.1Planejamento institucional5 anos9 anosGuarda permanente
015.2Acompanhamento das atividades5 anos9 anosGuarda permanente
O conteúdo desta tabela não substitui o publicado na versão certificada.

🔒 Dados pessoais

O Inventário de Dados Pessoais – IDP consiste no registro das operações de tratamento dos dados pessoais realizados pela instituição (Art. 37 da Lei 13.709/2018 – LGPD).

Esta atividade não trata dados pessoais.

Histórico de versões

Neste espaço são registradas alterações relevantes no conteúdo do documento, decorrentes de mudanças nos procedimentos ou ajustes necessários para fins de conformidade.

Atualizações relacionadas a design, funcionalidades ou à sessão “Conteúdo relacionado” não são registradas aqui.

DataVersãoDescriçãoAutor
19/09/20231.0Criação do documentoComissão LGPD e responsável pelo processo de negócio
21/09/20231.1Inclusão do item Privacidade e Segurança da Informação no Termo de Abertura do Projeto (TAP)Comissão LGPD e responsável pelo processo de negócio
29/09/20231.2Ajuste no layout do cronograma do Termo de Abertura do Projeto (TAP)Responsável pelo processo de negócio
20/06/20251.3Revisão periódica: ajustes de redação para linguagem simples e do fluxo para reelaboração do TAPE:05101.0000009897/2025
Assessoria de Governança e Transparência, Gabinete do Diretor Presidente, Todos os setores
Sumário
  • Etapas do procedimento
    • 👥 Quem participa?
    • 💻 Como fazer?
      • 🔹 Criar ou reelaborar termo de abertura do projeto (TAP)
      • 🔹 Aprovar termo de abertura do projeto (TAP)
      • 🔹 Registrar abertura do projeto
      • 🔹 Registrar evidências
      • 🔹 Preencher relatório desempenho do projeto
      • 🔹 Atualizar desempenho do projeto
      • 🔹 Elaborar termo de encerramento do projeto (TEP)
      • 🔹 Aprovar termo de encerramento do projeto (TEP)
      • 🔹 Registrar encerramento do projeto
    • 📌 Requisitos básicos
    • 📂 Documentos necessários
    • 🔗 Serviços relacionados
  • Conteúdo relacionado
    • 💡 Projetos
    • 📰 Textos e publicações
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