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Pesquisa do perfil dos usuários do trânsito

3 minutos de leitura

Atualizado em:

03/10/23 13h27

Responsável pelo processo de negócio:

Subchefe de Serviço Social


São atividades relacionadas a apreensão e análise das refrações da questão social presentes no cotidiano dos cidadãos usuários do sistema trânsito, para subsidiar as políticas específicas do DETRAN/AL, as ações intra-setoriais e intersetoriais relacionadas ao trânsito.

Saiba mais

Constitui competência do/da assistente social planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais.

Procedimento

Para o bom desempenho dessa atividade, segue abaixo o procedimento operacional padrão a ser adotado.

Quem faz?

  1. Subchefia de Serviço Social – SUBSS

Passo-a-passo

Levantar dados

Esta atividade é executada pela Subchefia de Serviço Social

  1. Acompanhe as estatísticas de acidentes de trânsito
    • Estatística DETRAN/AL
    • Estatística SENATRAN
  2. Escolha o sujeito a ser pesquisado conforme os dados apontados pela realidade contemporânea
  3. Realize pesquisas bibliográficas para fundamentar a elaboração do projeto de pesquisa conforme o sujeito escolhido

Preparar e aplicar pesquisa

Esta atividade é executada pela Subchefia de Serviço Social

  1. Elabore o projeto de pesquisa
  2. Defina como será a abordagem ao sujeito
  3. Defina os instrumentos técnicos operativos
  4. Aplique a pesquisa de campo

Consolidar e apresentar resultados

Esta atividade é executada pela Subchefia de Serviço Social

  1. Compile os dados
  2. Elabore relatório
  3. Proponha intervenções socioeducativas
  4. Socialize os resultados

Informações ou condições necessárias

  • Estatísticas de trânsito do estado de Alagoas;
  • Articulação com outras instituições e/ou grupos organizados
  • Veículo institucional
  • Recursos humanos para aplicação da pesquisa
  • Computador com acesso à internet
  • Internet
  • Ferramenta específica para armazenamento das informações apreendidas

Documentos ou formulários necessários

  1. Questionário de pesquisa
Os modelos de documentos no SEI só podem ser acessados com login no sistema. Já os demais modelos, como formulários internos, só abrem em computadores conectados à rede do Estado (no trabalho ou via VPN).

Serviços relacionados

Não há serviços relacionados.

Conteúdo relacionado

Inovação

  • Projeto Pesquisa acerca do perfil dos motociclistas dos municípios Maceió e Arapiraca (2016)
  • Projeto Pesquisa do perfil dos taxistas de Maceió (2019)

Textos

  • Relatório do perfil socioeconômico dos instrutores de trânsito dos centros de formação de condutores do estado de Alagoas referente ao ano de 2015

Vídeos

Desafios da Gestão Pública

Trilha de aprendizagem

Políticas publicas de assistência social
Saiba mais
Pesquisa com usuários: como ouvir cidadãos e empresas para melhorar seus serviços
Saiba mais

Conformidade

Base legal

  • Lei Federal n.º 6.194, de 19 de dezembro de 1974, que dispõe sobre Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não.
  • Lei Federal n.º 8.662, de 7 de junho de 1993, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências
  • Lei Federal n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro
  • Decreto Estadual n.º 60.041, de 31 de julho de 2018, que dispõe sobre o regimento interno do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas – DETRAN/AL
  • Resolução CFESS n.º 273, de 13 de março de 1993, que institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências
  • Resolução CFESS n.º 556, de 15 de setembro de 2009, que dispõe sobre procedimentos para efeito da lacração do material técnico e material técnico-sigiloso do Serviço Social

Gestão documental

  • Portaria DETRAN n.º 1.396, de 18 de agosto de 2014, que aprova o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade do DETRAN/AL
    • Alterada pela Portaria n.º 1084/2021
  • Portaria AN/MGI nº 174, de 23 de setembro de 2024, que dispõe sobre o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal.
    • Orientação do Gabinete Civil: e-SIC 975/2023
CódigoDescriçãoFase correnteFase intermediáriaDestinação final
–––––
O conteúdo desta tabela não substitui o publicado na versão certificada.

Inventário de dados pessoais

O Inventário de Dados Pessoais – IDP consiste no registro das operações de tratamento dos dados pessoais realizados pela instituição (Art. 37 da Lei 13.709/2018 – LGPD)

Esta atividade não trata dados pessoais.

Histórico de versões

Neste espaço são registradas alterações relevantes no conteúdo do documento, decorrentes de mudanças nos procedimentos ou ajustes necessários para fins de conformidade.

Atualizações relacionadas a design, funcionalidades ou à sessão “Conteúdo relacionado” não são registradas aqui.

DataVersãoDescriçãoAutor
03/10/20231.0Criação do documentoComissão LGPD e responsável pelo processo de negócio
Subchefia de Serviço Social
Sumário
  • Procedimento
    • Quem faz?
    • Passo-a-passo
      • Levantar dados
      • Preparar e aplicar pesquisa
      • Consolidar e apresentar resultados
    • Informações ou condições necessárias
    • Documentos ou formulários necessários
    • Serviços relacionados
  • Conteúdo relacionado
    • Inovação
    • Textos
    • Vídeos
  • Trilha de aprendizagem
  • Conformidade
    • Base legal
    • Gestão documental
    • Inventário de dados pessoais
  • Histórico de versões

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