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Responsável pelo processo de negócio:
Chefe de Suporte ao Usuário
São atividades relacionadas ao controle do suporte técnico prestado para utilização dos sistemas informatizados. Possibilita a abertura de chamados para resolução de incidente ou requisição de serviço.
💻 Saiba mais
GLPi (sigla: francês: Gestionnaire Libre de Parc Informatique, ou “Gestor de Equipamentos de TI de Código Aberto”, em português) é um sistema de código aberto para Gerenciamento de Ativos de TI, rastreamento de problemas e central de serviços. Este software é escrito em PHP e distribuído sob a GNU General Public License.
O incidente ou requisição de serviço é registrado na ferramenta GLPI, fazendo assim com que os gestores tenham total gerência sobre os chamados e também emissão de relatórios gerenciais.
Procedimento
Para o bom desempenho dessa atividade, segue abaixo o procedimento operacional padrão a ser adotado.
Quem faz?
- Solicitante, lotado em qualquer setor do DETRAN/AL (perfil cliente ou técnico)
- Chefia de Suporte ao Usuário – CHSU (perfil central de serviços ou técnico)
- Perfil técnico, responsável por tratar chamados, lotado nos seguintes setores:
- Chefia de Arrecadação – CHARR
- Subchefia de Apoio ao Usuário de Veículos – SUBAUV
- Subchefia de Apoio ao Usuário de Condutores – SUBAUC
- Subchefia de Monitoramento e Intercâmbio do RENAINF – SUBMIRENAINF
- Chefia de Sistema de Informação de Arrecadação – CHSIA
- Chefia de Sistema de Informação de Veículos – CHSIV
- Chefia de Sistema de Informação de Condutores – CHSIC
- Chefia de Sistema de Informação de Infrações – CHSII
- Chefia de Infraestrutura Tecnológica – CHIT
- Chefia de Desenvolvimento de Sistemas – CHDS
- Chefia de Integração de Sistemas – CHIS
💻 Saiba mais
Existem 3 tipos de perfis predominantes no sistema GLPI: cliente, técnico e central de serviços.
Os perfis de cliente e de técnico podem abrir chamado, com a diferença que o perfil técnico consegue direcionar o chamado à área competente.
Todo usuário com acesso à rede do DETRAN/AL já possui credenciais de acesso ao sistema GLPI. Os demais casos como jovem aprendiz, clínicas credenciadas, terceirizados, etc. poderão solicitar acesso específico.
Passo-a-passo
🔹 Abrir chamado
Esta atividade é executada pelo setor solicitante
- Acesse o link http://glpi.detran.al.gov.br/
- Informe o nome, setor e a descrição completa do incidente ou da requisição de serviço
🔹 Recepcionar chamado
Esta atividade é executada pela Central de serviços
- Caso recepcione via e-mail ou telefone, registre o chamado
- Realize o atendimento de Nível 1 (N1)
- Caso não seja de sua competência resolver o chamado
- Encaminhe ao grupo responsável: Nível 2 (N2) ou Nível 3 (N3)
- Aguarde o retorno do grupo responsável
- Entre em contato com o solicitante, para verificar se o problema foi sanado
🔹 Tratar chamado
Esta atividade é executada pelo perfil técnico
- Recepcione o chamado
- Trate o chamado
- Devolva o chamado à Central de Serviços (N1)
Será enviado e-mail para o usuário solicitante sempre que houver qualquer atualização do chamado, deixando-o informado do andamento da solicitação.Melhores práticas
Informações ou condições necessárias
- Sistema Corporativo do DETRAN/AL
- Sistema GLPI
Documentos ou formulários necessários
- Na abertura
- Formulário eletrônico GLPI Abrir chamado
- Anexos do incidente ou da requisição do serviço (print de erros, modelos, protótipos, esboços, etc.)
- No decorrer do processo
- E-mail de retorno com a tratativa ao chamado
Para acessar o modelo dos documentos ou formulários SEI é necessário se conectar ao sistema SEI.Atenção
Quanto aos demais documentos ou formulários, é necessário estar conectado a rede do estado.
Serviços relacionados
- DETRAN Central de serviços
- ITEC Central de serviços
Conteúdo relacionado
Inovação
- Projeto Implantação do GLPI (2016)
Textos e publicações
- PENSO. Qual é a diferença entre helpdesk e Service Desk? (2012)
- DIROT. Canal oficial de registro de incidentes e requisições (2023)
Vídeos
Trilha de aprendizagem
Conformidade
Base legal
- Decreto Estadual n.º 60.041, de 31 de julho de 2018, que dispõe sobre o regimento interno do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas – DETRAN/AL
- Portaria n.º 46, de 12 de janeiro de 2024, que institui a Central de Serviços no âmbito do DETRAN/AL.
Gestão documental
- Portaria n.º 1.396, de 18 de agosto de 2014, que aprova o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade do DETRAN/AL
- Alterada pela Portaria n.º 1084/2021
- Portaria n.º 47, de 14 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal.
- Orientação do Gabinete Civil: e-SIC 975/2023
Código | Descrição | Fase corrente | Fase intermediária | Destinação final |
---|---|---|---|---|
066.91 | Controle do suporte técnico | 5 anos | – | Eliminação |
Inventário de dados pessoais
O Inventário de Dados Pessoais – IDP consiste no registro das operações de tratamento dos dados pessoais realizados pela instituição (Art. 37 da Lei 13.709/2018 – LGPD)
Agentes de tratamento e encarregado
Requisito | Descrição |
---|---|
Controlador | DETRAN/AL |
Operador | Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas – ITEC/AL |
Encarregado | Saiba mais |
Natureza do tratamento
- Os dados são coletados diretamente do titular de dados (colaborador) ou por encaminhamentos internos (cidadão);
- Os dados são processados para fins de suporte ao usuário dos serviços de tecnologia;
- Os dados são armazenados no sistema GLPI;
- Os dados são compartilhados com o ITEC/AL apenas quando este for o responsável pela resolução do chamado;
- Os dados são eliminados em 5 anos.
Escopo
Requisito | Descrição |
---|---|
Dados pessoais tratados | Dados de identificação pessoal: nome do colaborador, e-mail do colaborador, telefone do colaborador Profissão e emprego: setor de lotação do colaborador Poderão se tratados dados pessoais dos cidadãos conforme a necessidade do chamado |
Quantidade de dados pessoais | 4 |
Quantidade de dados pessoais sensíveis | 0 |
Frequência | 8h às 14h em dias úteis |
Abrangência | Estadual |
Categoria do titular | Colaborador: servidor, estagiário, jovens aprendizes, terceirizados, credenciados e conveniados Cidadão: condutores e proprietários de veículos Poderão ser tratados dados pessoais de crianças e adolescentes |
Compartilhamento | Compartilhado com: ITEC/AL Dados compartilhados: nome do colaborador, e-mail do colaborador, telefone do colaborador, setor de lotação do colaborador Finalidade do compartilhamento: para resolução de chamados de sua competência |
Finalidade | Para abertura de chamados visando a resolução de incidente ou requisição de serviço de tecnologia |
Resultados pretendidos para o titular de dados | Resolução de incidente ou requisição de serviço |
Benefícios esperados para o órgão, entidade ou para a sociedade | Gestão do suporte técnico de tecnologia |
Necessidade e proporcionalidade
Requisito | Descrição |
---|---|
Hipótese legal | Execução de políticas públicas (Art. 7º, III da LGPD) |
Qualidade e minimização | Para melhor clareza de entendimento dos chamados, poderá ser necessário o envio de dados pessoais ao suporte técnico. O envio desses dados deverá atender ao princípio da necessidade, “(…) com abrangência dos dados pertinentes, proporcionais e não excessivos em relação às finalidades do tratamento de dados”. (Art. 6º, III da LGPD) |
Transferência internacional | Não há |
Identificação e avaliação de riscos
Risco identificado | Medida adotada |
---|---|
R01 Acesso não autorizado | Acesso restrito/segurança de rede |
R02 Modificação não autorizada | Acesso restrito/segurança de rede |
R05 Remoção não autorizada | Acesso restrito/segurança de rede |
R10 Compartilhar ou distribuir dados pessoais com terceiros sem o consentimento do titular dos dados pessoais. | Acesso restrito/segurança de rede/Responsabilização |
R11 Retenção prolongada de dados pessoais sem necessidade | Exclusão periódica dos chamados com dados pessoais |
Histórico de versões
Aqui são registradas mudanças significativas no conteúdo do documento decorrentes de alterações procedimentais e de conformidade.
Não são registradas atualizações de design, funcionalidade, conteúdo relacionado ou trilha de aprendizagem.
Data | Versão | Descrição | Autor |
---|---|---|---|
17/06/2023 | 1.0 | Criação do documento | Comissão LGPD |