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Pesquisa do perfil dos usuários do trânsito

3 minutos de leitura

Publicado em:

03/10/23 13h26

Atualizado em:

25/06/25 15h50

Responsável pelo processo de negócio:

Subchefe de Serviço Social


São atividades relacionadas a apreensão e análise das refrações da questão social presentes no cotidiano dos cidadãos usuários do sistema trânsito, para subsidiar as políticas específicas do DETRAN/AL, as ações intra-setoriais e intersetoriais relacionadas ao trânsito.

Constitui competência do/da assistente social planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais.

Etapas do procedimento

👥 Quem participa?

  1. Subchefia de Serviço Social – SUBSS

💻 Como fazer?

🔹 Levantar dados

Responsável: Subchefia de Serviço Social

  1. Acompanhe as estatísticas de acidentes de trânsito
    • Estatística DETRAN/AL
    • Estatística SENATRAN
  2. Escolha o sujeito a ser pesquisado conforme os dados apontados pela realidade contemporânea
  3. Realize pesquisas bibliográficas para fundamentar a elaboração do projeto de pesquisa conforme o sujeito escolhido

🔹 Preparar e aplicar pesquisa

Responsável: Subchefia de Serviço Social

  1. Elabore o projeto de pesquisa
  2. Defina como será a abordagem ao sujeito
  3. Defina os instrumentos técnicos operativos
  4. Aplique a pesquisa de campo

🔹 Consolidar e apresentar resultados

Responsável: Subchefia de Serviço Social

  1. Compile os dados
  2. Elabore relatório
  3. Proponha intervenções socioeducativas
  4. Socialize os resultados

📌 Requisitos básicos

  • Estatísticas de trânsito do estado de Alagoas;
  • Articulação com outras instituições e/ou grupos organizados
  • Veículo institucional
  • Recursos humanos para aplicação da pesquisa
  • Computador com acesso à internet
  • Internet
  • Ferramenta específica para armazenamento das informações apreendidas

📂 Documentos necessários

  1. Questionário de pesquisa
Os modelos de documentos no SEI só podem ser acessados com login no sistema. Já os demais modelos, como formulários internos, só abrem em computadores conectados à rede do Estado (no trabalho ou via VPN).

🔗 Serviços relacionados

Não há serviços relacionados.

Conteúdo relacionado

💡 Projetos

  • Projeto Pesquisa acerca do perfil dos motociclistas dos municípios Maceió e Arapiraca (2016)
  • Projeto Pesquisa do perfil dos taxistas de Maceió (2019)

📰 Textos e publicações

  • Relatório do perfil socioeconômico dos instrutores de trânsito dos centros de formação de condutores do estado de Alagoas referente ao ano de 2015

🎦 Vídeos

Desafios da Gestão Pública

🎓 Cursos

Políticas publicas de assistência social
Saiba mais
Pesquisa com usuários: como ouvir cidadãos e empresas para melhorar seus serviços
Saiba mais

Conformidade

⚖️ Base legal

  • Lei Federal n.º 6.194, de 19 de dezembro de 1974, que dispõe sobre Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não.
  • Lei Federal n.º 8.662, de 7 de junho de 1993, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências
  • Lei Federal n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro
  • Decreto Estadual n.º 60.041, de 31 de julho de 2018, que dispõe sobre o regimento interno do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas – DETRAN/AL
  • Resolução CFESS n.º 273, de 13 de março de 1993, que institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências
  • Resolução CFESS n.º 556, de 15 de setembro de 2009, que dispõe sobre procedimentos para efeito da lacração do material técnico e material técnico-sigiloso do Serviço Social

📚 Gestão documental

  • Portaria DETRAN n.º 1.396, de 18 de agosto de 2014, que aprova o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade do DETRAN/AL
    • Alterada pela Portaria n.º 1084/2021
  • Portaria AN/MGI nº 174, de 23 de setembro de 2024, que dispõe sobre o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal.
    • Orientação do Gabinete Civil: e-SIC 975/2023
CódigoDescriçãoFase correnteFase intermediáriaDestinação final
–––––
O conteúdo desta tabela não substitui o publicado na versão certificada.

🔒 Dados pessoais

O Inventário de Dados Pessoais – IDP consiste no registro das operações de tratamento dos dados pessoais realizados pela instituição (Art. 37 da Lei 13.709/2018 – LGPD)

Esta atividade não trata dados pessoais.

Histórico de versões

Neste espaço são registradas alterações relevantes no conteúdo do documento, decorrentes de mudanças nos procedimentos ou ajustes necessários para fins de conformidade.

Atualizações relacionadas a design, funcionalidades ou à sessão “Conteúdo relacionado” não são registradas aqui.

DataVersãoDescriçãoAutor
03/10/20231.0Criação do documentoComissão LGPD e responsável pelo processo de negócio
25/06/20251.1Revisão periódica: manter o procedimento sem ajustes de conteúdoE:05101.0000011153/2025
Subchefia de Serviço Social
Sumário
  • Etapas do procedimento
    • 👥 Quem participa?
    • 💻 Como fazer?
      • 🔹 Levantar dados
      • 🔹 Preparar e aplicar pesquisa
      • 🔹 Consolidar e apresentar resultados
    • 📌 Requisitos básicos
    • 📂 Documentos necessários
    • 🔗 Serviços relacionados
  • Conteúdo relacionado
    • 💡 Projetos
    • 📰 Textos e publicações
    • 🎦 Vídeos
    • 🎓 Cursos
  • Conformidade
    • ⚖️ Base legal
    • 📚 Gestão documental
    • 🔒 Dados pessoais
  • Histórico de versões

Av. Menino Marcelo, 99
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